domingo, 11 de dezembro de 2016

Eu, meu amor, meu irmão, minha tia e uma máquina de costura viajante (Aparecida/Cunha/Paraty)



17 de outubro de 2016 - acordamos sem pressa e depois de um café da manhã com nossos anfitriões cheio de coisa boa como suco de uvaia e biscoitos deliciosos feitos pela Dona Francisca caímos na estrada. Agora o destino é Paraty, o roteiro incluía Cunha mas como era caminho decidimos passar em Aparecida, mas como eu não queria pegar o trânsito da Dutra escolhi uma rota pela SP-062 que vai sentido Roseira e depois Aparecida, a rodovia com asfalto muito bom e sem os caminhões e carros apressados da Dutra.



Algumas horas depois estávamos em frente a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um lugar enorme, bem cuidado e muito bonito, Faziam 5 dias da comemoração da padroeira do Brasil, imagino como estava lotado na festa.
Passeamos por lá para conhecer a enorme basílica,, vimos a imagem e agradecemos muito a oportunidade de estar lá e poder fazer essa viagem. Como já era quase uma da tarde e ainda não havíamos almoçado, pegamos estrada novamente em direção a Cunha!









No caminho voltamos a avistar os totens da Estrada Real, este na região de Guaratinguetá faltando uns 39Km para Cunha.

Chegando em Cunha
Chegamos em Cunha por volta de uma e meia da tarde, no centro com uma bonita igreja e casario antigo, logo procuramos um local para comer e achamos o Panela de Barro" numa rua logo ao lado da praça, comida caseira muito boa, vale a pena saborear.
Restaurante Panela de Barro
Infelizmente não aproveitamos para passear em Cunha porque eu queria chegar logo a Paraty e acabamos pegando logo a estrada.Por volta de duas e meia da tarde já estávamos a caminho porém meia hora depois tivemos que fazer uma parada para apreciar uma cachoeira na beira da estrada!
Cachoeira em mais um Totem da Estrada Real
No resto da descida até Paraty uma estrada cheia de curvas bem fechadas mas com asfalto muito bom até a divisa com o Rio de Janeiro, a partir daí o asfalto muda para umas pedrinhas e ia continuando muito boa até que nos últimos quilômetros a reforma não está concluída e fica mais difícil a descida, com pedaços que passa apenas um carro apesar do tráfego ser duplo (subida e descida), mas chegamos com tranquilidade a Paraty.
Descida sinuosa para Paraty
Eu e meu irmão estivemos em Paraty em 2013 e a cidade para mim é fantástica! No centro histórico o casario, as ruas, o cais, bares, lojas e restaurantes tudo respira um ar de séculos atrás que eu sou apaixonado! Na chegada da pousada passei da entrada e tive que dar uma volta pelas ruas de pedra do Centro Histórico e deparamos com ruas alagadas pela maré alta costumeira no período de lua cheia no final de tarde, afinal dizem que a cidade está 50 cm abaixo do nível do mar, a grande dúvida era se a pousada seria realmente boa, chegando lá tivemos uma agradável surpresa, o quarto bom, tudo limpinho, o atendimento bom e uma piscina que convidava a gente para um mergulho depois de tanta estrada.
Entrada da cidade de Paraty


Pousada do Tesouro
Um pequeno passeio no fim da tarde e ao cair da noite, cheio de fome fomos a uma pizzaria, duas pizzas grandes de massa fininha como eu gosto para os quatro foram o suficiente, depois de mais umas voltas voltamos para a pousada para finalmente descansar o corpo, foi um dia muito longo hoje!

Final da tarde em Paraty

Passeio no final de tarde

Uma bela pizza para encerrar um longo dia



Pensamentos

Pensamentos